fbpx

Blog

Como cuidar da higiene bucal das crianças?

Compartilhe este conteúdo:

Muitos pais enfrentam uma verdadeira novela na hora da criança escovar os dentes. Precisam negociar, prometer algum presente e por aí. Mas vamos falar da importância de cuidar da higiene bucal das crianças? Afinal de contas, neste mês celebramos o Dia do Dentista (25 de outubro) e queremos fazer bonito na hora de mostrar nossos dentes para quem cuida do nosso sorriso.

Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), o cuidado com a higiene bucal começa ainda na gravidez. “Toda mulher deveria ter acesso garantido a um serviço odontológico adequado durante a sua gestação. Isso poderia reduzir a necessidade de procedimentos odontológicos invasivos e possíveis complicações, como dor, inflamação e infecções orais que poderiam atrapalhar este momento tão importante na sua vida”, aconselha a SBP.

Saúde oral na infância

Conforme a SBP, desde o nascimento até o final da adolescência, as arcadas dentárias e as estruturas orofaciais irão crescer e se desenvolver. Por isso é importante manter boas práticas de higiene bucal nas crianças e visitas regulares ao dentista desde o surgimento dos primeiros dentes. Isso garante um sorriso saudável na infância e a manutenção da saúde bucal.

Além disso, a entidade destaca também a importância do aleitamento materno como estímulo para os músculos orais da criança. Essa prática promove a respiração nasal, a fala, e o desenvolvimento das arcadas dentárias e articulações temporomandibulares. “Por isso, é importante que o seu bebê faça esforço ao sugar. Para melhores resultados, deve haver um selamento adequado entre o lábio do bebê e o mamilo da mãe, que possibilita a pressão necessária para a saída de leite. Isso fará com que o bebê respire pelo nariz, e assim promoverá a prática de respiração nasal e o correto posicionamento da língua e das arcadas dentárias”, consta na cartilha da SBP.

Mamadeira e chupeta

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o aleitamento materno como alimento exclusivo da criança, pelo menos, nos seis primeiros meses de vida. No entanto, sabemos que essa não é uma realidade para todas as mulheres. Se seu filho usa a mamadeira, a SBP orienta a escolha de um bico anatômico, cujo tamanho deve ser proporcional ao tamanho da boca do bebê.

Além disso, você não deve aumentar o tamanho do furo original da mamadeira para a saída do leite, pois é justamente o esforço da sucção que ajuda a desenvolver os músculos orofaciais. E lembre-se de esterilizar os bicos da mamadeira depois do bebê usá-los.

Outra dúvida comum entre os pais é sobre chupetas. Os dentistas alertam que o ideal é que não sejam usadas. Mas, se você oferecer uma a seu filho, procure entender a razão pela qual ele está chorando antes de entregar o bico. Fraldas molhadas, cólica, posição desconfortável ou a simples necessidade de calor ou conforto. O melhor momento de retirar a chupeta depende da maturidade física e emocional da criança, mas normalmente isso ocorre em torno dos dois anos de idade.

Higiene oral na infância

– Você deve começar a escovação tão logo os primeiros dentes de leite apareçam, usando escovas apropriadas para a idade.

– Depois da erupção dos primeiros dentes de leite, a higiene oral do seu bebê deve ser realizada da mesma maneira que a dos outros membros da família, isto é, como a primeira tarefa da manhã e a última tarefa da noite, e se possível, depois das refeições também.

– Uma escova especial para crianças é necessária, idealmente com uma cabeça pequena e cerdas super macias.

– Antes dos dentes aparecerem na boca, se for realizar alguma limpeza, utilize apenas uma gaze ou pano com água.

– A saliva protege os dentes naturalmente, mas na hora de dormir, a produção de saliva diminui. Por isso este é o momento em que higiene oral é mais necessária.

– Use um creme dental adequado para bebês, pois sempre existe o risco de a criança engolir um pouco. Procure também usar pouca quantidade do produto.

– A presença de flúor no creme dental é muito importante para prevenir cárie dentária.

– A maior parte dos dentes de leite são espaçados. Caso eles estejam muito juntos um do outro e a escova não consiga alcançar certas áreas, você pode gentilmente passar fio dental entre eles.

Cuidar da higiene bucal das crianças contribui enormemente para a qualidade de vida delas. Além disso, vocês podem fazer desse momento um ato de aproximação entre pais e filhos, escovando os dentes juntos, com calma e cuidado para não machucar a gengiva.

PRODUTO CADASTRADO NA ANVISA SOB Nº 80584310007