As crianças ficam mais doentes no outono, por quê?
Você já parou para pensar por que as crianças ficam mais doentes no outono? Essa estação, que começa a nos preparar com um friozinho, tempo seco, além de uma maior incidência de ventos, pode ser desafiadora para alguns pequenos (e para os pais também). Confira a seguir, porque as crianças ficam mais doentes no outono.
Algumas explicações
Em entrevista à Revista Crescer, a infectologista do Hospital e Maternidade Santa Joana (SP), Camila Almeida, explicou que entre abril e agosto ocorre o chamado período de sazonalidade. Ou seja, nessa época há maior circulação de doenças respiratórias virais no país, como a influenza, que causa gripe e o rinovírus, do resfriado comum. Além disso, a médica lembra que a maioria causa doenças leves nas crianças. “Mas há vírus como o vírus sincicial respiratório, que pode causar quadros mais graves, como a bronquiolite. E nos últimos anos, ainda a circulação do covid-19”, explica.
Além disso, como o sistema imune das crianças ainda é imaturo, elas são mais suscetíveis a essas doenças da estação. O tempo seco também aumenta a concentração de ácaros e poeiras na atmosfera. Além disso, como o ar fica com mais poluentes, isso aumenta a propagação de vírus, segundo a pediatra Daniela Piotto, do Fleury Medicina e Saúde, também em entrevista à Crescer.
Dicas para evitar resfriados nos pequenos
– Oriente seu filho a sempre lavar as mãos e a cobrir o nariz e a boca ao espirrar ou tossir para não transmitir o vírus para outras pessoas;
– Limpe os brinquedos regularmente, além disso, higienize as pelúcias, pois costumam ficam muito empoeiradas;
– Mantenha as crianças longe de pessoas que estejam doentes;
– Ofereça comida saudável para o seu filho, invista em frutas e legumes, inclusive no lanche da escola, por exemplo;
– Evite que a criança compartilhe copos, utensílios e toalhas até que sejam lavados.
Gostou do conteúdo? Conta para a gente nos comentários!